.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8h às 12h - 13h às 17h 

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A Lei Estadual n° 02 de 11 de outubro de 1947, cria o Distrito de Sabáudia, no município de Arapongas. A Lei Estadual n° 253 de 26 de Novembro de 1954, eleva à categoria de município, o Distrito de Sabáudia, desmembrando do Município de Arapongas. Instalado o Município de Sabáudia em 26 de Novembro de 1.955. A Lei Estadual n° 53 de 11 de Dezembro de 1962, cria o Distrito Judiciário de Bom Progresso, no Município de Sabáudia.

 

Os primeiros lotes a serem vendidos no município, pertencem hoje por sequência à Gleba Orli, Gleba Bandeirantes, Gleba Pau D‘Alho e Gleba Paranaguá, nos quais surgiram as vilas e povoados: Povoado Pau D’Alho, Vila Coelho, Vila Vitória, Vila Progresso e Sussuí.

 

Sabáudia teve sua origem no patrimônio do mesmo nome fundado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. O nome dado ao município é mesmo de uma cidade da Itália, e teve por objetivo atrair colonos italianos, com os quais aquela Companhia Imobiliária desejava formar um núcleo colonial, o que de fato ocorreu por volta de 1950.

 

Seu território possui 190,325 km2 e distante da capital à402,46 kme faz limites com os municípios de Astorga, Arapongas, Marialva e Apucarana. A posição geográfica fica a730 metrosde Altitude, 23º 19‘ 03‘‘ S de Latitude e 51º 33‘ 09‘‘ W de Longitude.

 

Atualmente com 6.096 mil habitantes, segundo o censo do IBGE 2010, o município está localizado ao Norte do Paraná, ao lado de Arapongas, considerado o maior parque moveleiro do Sul do País, no eixo do Mercosul, entre as cidades pólo de Londrina e Maringá.

 

Sua economia é voltada para a atividade pecuária, com rebanhos diversificados de bovinos, equinos, suínos, caprinos e de aves e agrícola com lavouras permanentes e temporárias de cereais, leguminosas e oleaginosas.

 

A educação básica é composta por dois Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI), duas Escolas de Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e uma Escola de ensino médio. O município também conta com ensino de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização para Adultos e curso profissionalizante.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2024

R$ 176,21

.
.

Prefeitura Municipal de Sabáudia - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.