x

Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento gratuito de psicoterapia

Terça-feira, 26 de março de 2019

Última Modificação: 26/03/2019 13:16:41 | Visualizada 81 vezes


Ouvir matéria

Manter os cuidados com a saúde é primordial para todas as pessoas. Para isso há inúmeros programas e ações direcionados para a prevenção de diversas doenças. Porém quando pensamos em cuidados com a saúde geralmente focamos apenas no aspecto físico e esquecemos da saúde mental.

Com o objetivo de desmitificar essa ideia e cuidar da saúde mental da população sabaudiense, desde fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde oferece de forma gratuita o atendimento de psicoterapia, a famosa ida à psicóloga.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Vilson Garbim o atendimento busca melhorar as ações da secretaria. “Contávamos com uma demanda alta no atendimento à saúde mental e sempre havia a dificuldade de locomoção para Arapongas ou Apucarana, onde há o atendimento gratuito. Houve então a apresentação do trabalho da  psicóloga e por isso trouxemos pra cá esse atendimento, para aprofundar as ações da saúde” esclarece ele.

A psicóloga Carol Ferreira de Souza explica que ainda há a ideia de que a busca de psicoterapia é algo anormal. “Há um medo das pessoas de assumirem que vão à psicoterapia. Mas todo mundo tem seus déficits comportamentais e suas potencialidades e o atendimento é para isso, para melhorar nosso auto conhecimento”.  

Ela reforça o sucesso que está sendo o atendimento. “Tenho muitos encaminhamentos dos médicos locais, há uma demanda alta na busca da melhoria da saúde mental e isso é muito significativo para as ações da saúde da população” diz a psicóloga.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Valério o atendimento é realizado de segunda e terça-feira, na UBS Tatiane Salvador na quarta-feira. Para garantir a consulta é necessário ter um encaminhamento do clínico geral, enfermaria, nutricionista ou da psicóloga do NASF apresentando a necessidade.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também