x

Fanfarra Antônio Kienen recebe Moção de Aplausos

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Última Modificação: 22/11/2019 18:26:46 | Visualizada 69 vezes


Ouvir matéria

 

 

Na terça-feira (19), a Fanfarra Antônio Kienen recebeu, através da indicação da vereadora Vera Helena Pereira Mendes, a Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados ao município de Sabáudia desde a década de 1960.

A cerimônia de entrega aconteceu na Câmara Municipal de Sabáudia e contou com o voto de apoio de todos os vereadores. Entres os presentes estavam os integrantes atuais e antigos da Fanfarra e autoridades locais.

De acordo com a diretora do Colégio Hermínia Rolim Lupion, Rosi Ferrante há tempos a Fanfarra que representa a instituição é elogiada pelas belíssimas apresentações. “O grupo do nosso Colégio vem representando o município em diversos locais da região, sendo muito elogiada. Agradecemos a todos os vereadores pela iniciativa” disse ela.

Na ocasião, a secretária de educação, esportes e cultura, Maria Benedita Masquete relembrou, de forma divertida, a sua participação na Fanfarra e elogiou os integrantes atuais. “Todos estão de parabéns pelo reconhecimento recebido hoje. Porém, o mais importante é a participação de vocês nos ensaios, para construírem muitos mais anos de histórias” destacou ela colocando a Secretaria à disposição do Colégio Hermínia para o auxílio e manutenção da Fanfarra.

Para a vereadora Vera Mendes, propositora da indicação, os integrantes da Fanfarra são merecedores de elogios e homenagens. “Com a ajuda do professor Marcos Rhay, me sinto orgulhosa em homenagear vocês neste dia. A equipe é merecedora dessa homenagem, orgulham o nosso município por onde vão e abrilhantam a nossa história” disse ela oferecendo a homenagem.

Mesmo a distância, o professor Marcos Rhay enviou uma carta direcionada aos homenageados. “Estou aqui com o coração apertado por não estar presente, mas extremamente alegre por ver que tantos esforços geraram frutos. Estes meninos e meninas que estão hoje, representando todos aqueles que fizeram história nessa fanfarra com certeza terão muito orgulho de contar para os filhos que um dia participaram desse grupo e como foram bons tempos. Aproveito para deixar meu agradecimento aqueles que proporcionaram a mim e a mais adolescentes e jovens a alegria de ser um “fanfarrão”. Agradeço também a administração municipal, que sempre prestou assistência quando solicitado, aos nobres vereadores que hoje nos fazem essa homenagem” escreveu emocionado o professor.

Histórico da Fanfarra

Na década de 60, mais especificamente, entre 1964 a 1969, na primeira administração do Sr. prefeito Jácomo Masquetti, grande admirador dos desfiles cívicos e apresentação de fanfarras, adquiriu instrumentos de percussão para montar uma fanfarra em Sabáudia e abrilhantar os desfiles de sete de setembro. A aquisição contemplou quatro fuzileiros, quatro surdos-mor, quatro surdos, seis caixas de guerra, seis caixas de repique, dois pratos e algumas cornetas.

Esteve à frente como organizador e instrutor da fanfarra o Sr. Antônio Kienen, músico e baterista de banda e de família pioneira desta cidade. Com quase trinta integrantes, fizeram parte desta que foi a sua primeira formação nomes como João Wolney Moura, Maria Aparecida Bana Sanguino, Claudio Belgamo, Waldemar Souza Freire, Joao Kienen entre outros.

A riqueza dos toques, em sua maioria, foi criada por eles mesmos, por João Kienen e Antônio Kienen. A qualidade dos sons emitidos pelos instrumentos era excelente, pois o metal era de muita qualidade, as peles dos instrumentos eram de couro animal, o ritmo e o alinhamento impecáveis, os ensaios frequentes e o primeiro desfile foi realmente uma festa de civilidade e de apresentação, pois contava da ajuda de instrumentos musicais compondo assim uma verdadeira banda.

Em 1978, com a implantação do ensino de segundo grau no Grupo Escolar Hermínia Rolim Lupion, e mais precisamente no início da década de 80, com apoio do então prefeito Paulo Manueira Altofin, a fanfarra foi renovada com a aquisição de 80 novos instrumentos.

O fato interessante é que a fanfarra de Sabáudia sempre foi aberta para receber integrantes da comunidade, sem necessariamente ser matriculado na escola, o que nos honra muito ter como, por exemplo, o integrante e ícone de nossa fanfarra Marcelo Matesco.

No dia vinte e seis de novembro de 2012, em comemoração às atividades cívicas do município de Sabáudia, o Colégio Estadual Hermínia Rolim Lupion Ensino Fundamental e Médio batizou a fanfarra com o nome de uns de seus pioneiros desta terra e, em consonância com a família a fanfarra passou a se chamar “Fanfarra Antônio Kienen.

Dentre os instrutores que passaram pela fanfarra, podemos citar Altemir Migliorini, Ney Sebolewisk e mais recentemente: Edson Dirceu Mendonça e Marcos Rhay Codognoto.

Atualmente está à frente da fanfarra o ex-aluno Cristian Biazi Moraes com o auxílio dos nossos atuais alunos Luís Felipe Anklan Resende e Isabelly Mayara Ventura Morandi, sob a organização e apoio da diretora Maria Rosineide Ferrante.

 

 

 

 

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também