x

SAÚDE

Após reunião, Saúde faz readequação para atender alta demanda de serviço

Terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Última Modificação: 18/01/2022 13:50:33 | Visualizada 56 vezes


Ouvir matéria

Na tarde de ontem (17.01), o prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro, se reuniu com a Secretária Municipal da Saúde, Leila Cristina da Silva e parte dos profissionais, entre enfermeiras e técnicas de enfermagem, que atuam no atendimento do Pronto Atendimento Municipal, representando toda a equipe da saúde.

Além do prefeito, participaram da reunião a presidente da Câmara Legislativa, vereadora Leila Regina Pavezzi, a vereadora e enfermeira Keliani Aguiar e os vereadores Luis Melo e Israel de Jesus.

A discussão central foi sobre a necessidade de reforço nas equipes que trabalham na linha de frente da Covid-19, tanto na vacinação, que conta com duas vacinadoras para toda a demanda da cidade e das equipes que realizam o atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios.

O prefeito ouviu os relatos dos profissionais que se encontram esgotados com a demanda de trabalho em virtude a pandemia e da rotina na saúde e consultou o Depaertamento Jurídico e Recursos Humanos para buscar alternativas para suprir a demanda por mais servidores. Para agravar a situação, vários profissionais estão sendo afastados devido a contaminação do coronavírus e quarentena.

De maneira objetiva, ficou definido que a vacinação será transferida temporariamente para A UBS Tatiane Salvador, visando manter os pacientes que buscam a vacina, sejam crianças ou adultos, longe do atendimento da Covid-19.

Outra decisão tomada em consenso foi a interrupção temporária no atendimento da UBS Hermelinda Manueira Salvador, sendo transferido para a UBS Antonio Valério inicialmente por um período de 10 dias. “Parte da equipe do Hermelinda irá reforçar o atendimento no PAM, neste período de grande demanda”, explicou a Secretária.

A Secretária Leila informou que a UBS Tatiane Salvador irá paralisar os atendimentos médicos, mas o atendimento odontológico irá continuar normalmente, assim como passará  a realizar as vacina.

Na UBS Hermelinda Manueira Salvador os atendimentos médicos estão suspensos, sendo realocados para a  UBS Antonio Valério. Já a fisioterapia continua normalmente no Hermelinda.

Já a UBS Antônio Valério irá centralizar temporariamente o atendimento de rotina e curativos, até que a situação momentânea seja normalizada.

A Secretária Leila mencionou o comprometimento dos profissionais que tem se desdobrado e se mobilizado para manter o atendimento da população, no entanto, o número reduzido da equipe prejudica todo o trabalho, sobrecarregando os servidores e o serviço público. Ela agradeceu ao prefeito pela disposição em ouvir e encontrar alternativas para que o atendimento seja mantido, fazendo o possível para minimizar  a carga dos profissionais da saúde e  manter os serviços essenciais aos cidadãos

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também