x

EDUCAÇÃO

Cyberbullying

Segunda-feira, 20 de junho de 2022

Última Modificação: 20/06/2022 15:45:34 | Visualizada 20 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Sabáudia está promovendo uma palestra direcionada às crianças, adolescentes e jovens do município para tratar sobre a violência digital, denominada por Cyberbulling.

Uma palestra show, ministrada por artistas regionais, levou música, informação e audiovisuais para a Casa da Cultura, onde estão sendo realizadas nos dias 20 e 21 de junho, nos turnos matutino e vespertino, divididos por turmas escolares.

O Cyberbullying são as ofensas realizadas através das tecnologias digitais, sejam as redes sociais, celular ou outro meio virtual, com a finalidade de envergonhar, assustar, humilhar, espalhar mentiras, expor fotos vexatórias da vítima.

Com linguagem apropriada para cada idade, o palestrante explicou que o bullying é realizado por meio de ameaças, discriminação e perseguição seja no ambiente escolar ou social. Ele ainda falou sobre a importância de não se calar diante de algum constrangimento, a fim de dar um basta ao sofrimento da vítima e de evitar sequelas como problemas emocionais e psicológicos em quem sofre a agressão.

Enquanto o agressor não é denunciado o seu comportamento não muda. Por isso é preciso buscar ajuda e também delatar o agressor por meios legais como o Ministério Público.

A psicóloga do município, Daniele Gabardi, comentou que a palestra é uma das várias ações da SMAS no combate ao Bulliyng e Cyberbulling, já que o assunto é trabalhado em outros momentos e projetos que visam levar informação aos cidadãos sobre as formas de prevenção e também combate a este tipo de violência.

“É muito importante o diálogo com os pais e professores, pedidos de ajuda, saber como e onde denunciar, como evitar e como distinguir o bullying da brincadeira”, destacou.

Ao final das apresentações, os participantes, alunos das redes estadual e municipal de ensino ganharam uma cartilha que trata sobre o tema.

O Secretário Junior Bortolo e a vice-prefeita Cristiane Viana dos Santos Bortolo prestigiaram as apresentações.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Veja Também