A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro Educacional Especializado Evoluir, realizou na sexta-feira, 11, um encontro entre profissionais da Educação e pais de autistas para uma palestra sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista.
A palestrante Maria Ângela Garcia de Almeida, professora universitária, Mestre em Educação pela UNINI, no México, com estudos voltados ao atendimento da Pedagogia Hospitalar para autistas; doutoranda em Educação pela Unicesumar; pós-graduada em Psicomotricidade e Psicopedagogia Clínica e Institucional entre outros títulos, falou com propriedade sobre o tema, abordando as questões psicopedagógica, familiar e social.
Ela também abordou sobre a legislação municipal que precisa ser aprimorada no município visando garantir os direitos dos autistas, explicou a simbologia das cores e símbolos que representam a TEA como o quebra-cabeça em que todas as peças se encaixam com a terapia, o laço e a cor azul, que remete a uma cor serena.
Maria Ângela disse ainda sobre a importância da identificação dos autistas com o cordão de girassol e carteirinha CPTEA, que é feita pelo CRAS, bem como sobre a técnica de trabalho ABA, que envolve família, escola e os profissionais que trabalham com as terapias voltadas aos autistas.
A vice-prefeita Alessandra Valério, os vereadores André Silva e Paulo Sérgio Gusson, a Secretária da Educação, Alethéia Garbin, a diretora do Centro Evoluir, Maria Benedita Masquete, além de diretores das escolas, pais e profissionais da Educação e do Evoluir participaram do encontro.
Sabáudia